Lição 1: Querying Data – Parte 1


Olá pessoal

Antes de iniciarmos nossos estudos, a primeira coisa a se fazer é certificarmos que possuímos o SQL Server 2008 ou superior instalado em nossa máquina, e se os banco de dados que utilizaremos em nossos exemplos estão disponíveis, como na imagem abaixo:

Fig.1 - Databases dos exercícios

Fig.1 - Databases dos exercícios

Caso ainda não os possua você poderá baixar as bases de dados AdventureWorks2008AdventureWorksDW2008 no site do Code Plex: http://www.codeplex.com/MSFTDBProdSamples/Release/ProjectReleases.aspx?ReleaseId=18407.

Já a base de dados Northwind você poderá fazer o download à partir deste link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=06616212-0356-46A0-8DA2-EEBC53A68034&displaylang=en.

Para o Northwind, o arquivo .msi somente irá extrair os arquivos em C:\SQL Server 2000 Sample Databases. Use o SSMS (SQL Server Management Studio) para carregá-lo.

Agora que nosso ambiente já está preparado vamos colocar a “mão na massa”! 🙂

Instrução Select

A instrução Select junto com a instrução From,  são as formas mais básicas de uma consulta, vejamos uma consulta extremamente simples.
 

No exemplo abaixo estaremos utilizando duas instruções, a primeira é a instrução USE que especifica qual banco de dados utilizaremos, ou seja, indica onde as intruções que utilizaremos irão buscar as informações.

Em seguida temos a instrução SELECT (uma das que mais iremos utilizar) em sua forma mais básica, onde buscamos todos os registros (linhas e colunas) da tabela Employees.

USE Northwind;
SELECT * FROM Employees;
 
 
Fig.2 - Resultado do "Select" completo

Fig.2 - Resultado do "Select" completo

Podemos refinar um pouco nossa pesquisa, escolhendo QUAIS colunas desejamos que sejam exibidas e faremos isso de uma forma bem simples, utilizaremos como base a instrução do exemplo anterior.  No nosso caso desejamos exibir apenas as colunas  TitleOfCourtesy, FirstName e LastName com a única condição de substituírmos o * pelo nome das colunas desejadas separadas por vírgula. Confira o exemplo abaixo.

SELECT TitleOfCourtesy, FirstName, LastName FROM Employees;
 O resultado que teremos será o seguinte:
 
 
 
Fig.3 - Resultado do Select refinado

Fig.3 - Resultado do Select refinado

Um outro exemplo de uso para a instrução Select, é quando desejamos obter valores DISTINTOS de uma coluna em uma pesquisa, por exemplo possuo uma tabela com centenas de registros de todos os pedidos e desejo saber quantos clientes DISTINTOS eu tenho nesta tabela.

Vejamos o exemplo  a seguir, primeiro listaremos todos os registros da tabela Orders e na sequência todos os clientes de forma distinta onde o código de cada cliente retornará apenas uma única vez.

SELECT * FROM Orders;
 
 
 
Fig. 4 - Listando todos registros da tabela Orders

Fig. 4 - Listando todos registros da tabela Orders

 
SELECT DISTINCT CustomerID FROM Orders;
 
Fig. 5 - Clientes de forma Distinta (únicos)

Fig. 5 - Clientes de forma Distinta (únicos)

Assim concluímos que em uma tabela com 830 registros (como mostrado na Fig. 4), temos 89 clientes (Fig. 5) que fizeram ao menos 1 pedido.

Continua……

Anúncios

One Response to Lição 1: Querying Data – Parte 1

  1. […] SQL Server 2008 – Database Development”. (Por: Andressa Martins) Lição 1: Querying Data ( Parte 1 | Parte 2) Lição 2: Joining Related Tables Lição 3: Implementing Aggregate Queries Lição 4: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: